Muito interessante ver um líder de uma tradição religiosa comemorando o nascimento de um guia de outra religião. Para Dalai Lama e para o Lama Padma Samten, Jesus Cristo também foi um iluminado, um buda. E é muito lindo ver esse reconhecimento da unicidade, do comum que há entre as religiões.
A mensagem de Jesus Cristo está toda baseada no amor e na compaixão. As diferenças entre cristianismo e budismo estão muito mais ligadas às pessoas que levaram e que construíram a religião em si do que propriamente ligadas à essência da mensagem de Cristo e de Buddha Sakyamuni.
Os povos e as tradições e mesmo as condições espirituais em que se encontravam, eram muito diferentes. As próprias expansões geográficas, como se deram...
Acho importante criar uma compreensão compassiva sobre as religiões, porque são a expressão da busca mais interior que um indivíduo tem possibilidade naquele momento. Buscar a unicidade das religiões de uma forma ecumênica, amorosa, compassiva, com certeza ajuda na promoção da espiritualidade.
Afinal: todos querem ardentemente o que eu quero, com a mesma intensidade.
Todos queremos ser felizes.